A ÚNICA LOJA DE VIAGENS QUE ENTREGA PARA O MUNDO INTEIRO

O que fazer na capital da Bulgária? Descubra Sofia!

Fala Viajantes do meu Brasil Varonil! Certa vez, li uma frase que dizia assim:

“Sem expectativas, sem frustrações.”

E não é que é verdade? Afinal, quando você espera algo por um tempo, você cria um sentimento de expectativa, ansiedade. O problema é quando as suas expectativas não correspondem efetivamente a realidade. Daí ocorre a tal frustração. Do contrário é verdadeiro, se você não gera dentro de si quaisquer expectativas, você não terá frustração... mas poderá ter surpresas agradáveis, não é mesmo?

E foi exatamente isso que ocorreu conosco em nossa viagem a este país lindo e agradável chamado Bulgária.

Monumento do Leão em frente à Catedral de Alexandre Nevsky

A verdade é que você deve estar se perguntando: Bulgária, um dos últimos países que eu poderia pensar em ir, etc... A verdade é que descobrimos um paraíso escondido no leste europeu, com pelo menos 3 cidades a se visitar (mas só conseguimos 2 delas), uma cidade barata nos custos e um clima acolhedor.

Ficamos 1 semana na Bulgária entre as cidades de Sófia e Burgas. Sófia é a capital do país e aqui vai algumas pequenas curiosidades que você precisa saber:

A Bulgária é um país da União europeia situado no leste europeu e banhado pelo mar Negro. Sua maior cidade é Sofia e foi lá que aterrizamos como Primeira parada.

Igreja Russa - Sofia, Bulgária

A moeda da Bulgária é o lev búlgaro que equivale a €0,50 de euro e a língua falada obviamente é o búlgaro porém como em todo lugar turístico eles também falam e entendem o inglês.

Achamos um vôo super barato pela WizzAir (uma low cost Húngara) que realiza o Vôo Málaga-Sofia no mês de Abril. Como nossos radares estão sempre alerta para as promos da vida, não pensamos 2 vezes, partiu Sofia! ☺

Passagens fechadas, faltava decidir 2 coisas: Onde ficar e como iríamos nos locomover. E para essas duas perguntas nossos queridos amigos Vini e Pati (Casal Partiu) que são fãs de carteirinha deste País, nos aconselharam não só ficar por Sófia, mas esticar nossa visita até a cidade de Burgas, uma cidade à beira do Mar Negro. E ainda bem que seguimos este conselho...

Bem, com os pontos definidos, verificamos as diárias de bons apartamentos em Sófia e Burgas. E conseguimos ótimos preços! Como disse, a Bulgária oferece ótimos preços nos pontos principais de uma viagem.

Airbnb em Sofia - Bulgária (mesa de escritório com tv)

Airbnb em Sofia - Bulgária (Studio com banheiro integrado)

Airbnb em Burgas - Bulgária (sala com sofá cama)

Airbnb em Burgas - Bulgária (banheiro e hall de entrada)

Airbnb em Burgas - Bulgária (cozinha e sala de jantar)

Fechado os Apartamentos, vimos que seria preciso alugar um carro para um conforto maior, visto que o deslocamento entre as cidades seria de 4 horas e um carro era a melhor opção. Conseguimos fechar o preço do aluguel por 50 Euros! Isto mesmo que você leu: 50 Euros para 1 semana na Bulgária! Essa nem eu acreditei...hehe

Top Rent a Car - Aluguel de carro na Bulgária

Passagens, hospedagens, Carro...Tudo certo! Como a viagem era de 1 semana e já aprendemos a viajar com apenas 1 mala de mão, fomos com o suficiente para curtir nossa semana na Bulgária, Uhul!

A NOSSA CHEGADA...

Bem, Nosso horário de chegada em Sófia foi um pouco ingrato, chegamos na madrugada e, sabendo disso, deixamos nosso anfitrião do apartamento do airbnb informado! Às vezes paga-se uma pequena taxa extra quando o check-in é feito em horários atípicos, mas isso é acordado antes e você deve se inteirar disso assim que fecha o apartamento...

Mas ainda no Aeroporto nos vimos numa situação complicada: o Aeroporto de Sófia é bem pequeno e logo que passamos pela imigração (Sem problemas), encontramos os balcões das empresas de aluguel FECHADOS! Algo em torno de 2 da manhã, sem uma pessoa no balcão, Alfabeto Cirílico, vixi...deu ruim...

E são nessas horas que pequenos detalhes fazem toda a diferença. Se neste momento você se encontra sem um celular com um crédito para um telefonema, ou internet, você pode ficar estressado a ponto de não conseguir achar a solução no momento, percebe?

Como moramos na Europa isso não foi problema, pois nosso celular funcionava na Bulgária sem problemas, mas se você vem do Brasil, você pode conseguir um chip ainda na sua casa para sua viagem clicando aqui

Ligamos para um dos números do balcão da rentacar e uma atendente nos informou que depois de um certo horário realmente ninguém ficava no balcão de aluguel de carros e sim na unidade deles (que era bem próximo ao aeroporto), e nos disse que uma van nos pegaria em poucos minutos.

Não demorou muito e a van da empresa nos pegou e levou até ao estacionamento deles, que realmente ficava nas proximidades do aeroporto e era de lá onde se assinava os termos para pegar o carro. Pegamos o carro e fomos direto para o nosso endereço em Sófia, ao encontro do Proprietário do apartamento.

ISSO FOI NUMA MADRUGADA DE DOMINGO, QUE SORTE...

Como chegamos num horário atípico (quase 4h da manhã), enviamos uma mensagem pro Proprietário no Airbnb, mas também ligamos para ele. Não demorou muito para que ele nos encontrasse na Rua (deserta e escura) e nos mostrasse o apartamento.

A sorte ficou por conta de 2 motivos: Primeiro, achamos uma vaga para estacionar o carro na nossa rua (que às vezes pode ser muito complicado). Segundo: No dia de Domingo, o estacionamento nas Ruas (em locais permitidos) é livre o dia inteiro. Ou seja, não precisaríamos nos preocupar em levantar cedo no dia seguinte para ter que tirar o carro e procurar um estacionamento privado.

Isso porque em Sófia (e em Burgas também, chegaremos lá ☺) existe um horário limite para você deixar seu carro na Rua. Entre às 09:00 e 18:00, você tem direito a deixá-lo até por 4 horas, no máximo, dentro desta janela de tempo e pagar um valor de 1Lev (0,50 Euro) por Hora. Não é caro se você pensar, porém nem pense em deixar o carro na rua sem pagar a tarifa. Os fiscais estão sempre de olho e se caso você não tiver pago a tarifa, seu carro pode ter os pneus acorrentados e até ter o carro rebocado.

MAS COMO FAZER PARA PAGAR ESTA TARIFA?

Eis a questão: Como pagar, se não há máquinas para pagamento nas ruas, como em outras capitais e cidades, certo? Pois é...

Na Bulgária, o pagamento é feito via SMS para um número onde você digita o Número da placa do carro, e pronto: Está paga a Tarifa!

OI?

Exato! A questão é que para isso, você precisa ter uma linha telefônica do País para poder efetuar o pagamento, e isso nós não tínhamos. A sorte foi que o proprietário do Airbnb (muy amigo) se prontificou a colocar o “crédito” para nós, ou seja, ele enviou um SMS às 09:00 na Segunda-feira e ficamos cobertos por 1 hora, que era o que precisávamos.

Após uma noite de merecido descanso, acordamos e fomos explorar a capital Búlgara. Fomos agraciados com um Sol digno de Verão, que à época foi maravilhoso, pois estávamos com saudades. Estávamos bem localizados, e nosso Almoço (pulamos o café hehe) foi na esquina da nossa Rua (Restaurante Buffet).

Segue abaixo o endereço do restaurante segundo o Google Maps:

Buffet - Endereçoul. "Ekzarh Yosif" 44, 1000 Sofia Center, Sofia, Bulgária

Comida boa, ambiente confortável, saímos satisfeitos do Buffet Restaurante. Pagamos o total de 29,60 lev para 2 pratos e 2 bebidas (aproximadamente 15 euros).

Bolinho de Espinafre no Restaurante Buffet

Rubens almoçando no restaurante Buffet

Após o Almoço começamos nosso Tour pela cidade, visitamos os pontos principais da cidade, e tudo em 1 dia. E se você não for muito sedentário, é bem tranquilo de conhecer os pontos altos da cidade em 1 dia, aliás, nós conhecemos 2 vezes no MESMO DIA. Vou explicar esta história melhor...

Mas antes, segue os Pontos que visitamos e consideramos interessantes:

  • Catedral de Alexandre Nevsky
  • Igreja de Boiana
  • Igreja de São George (St. George)
  • Igreja Russa
  • Palácio de Justiça
  • Igreja Sveta Nedelya
  • Brazão das Armas
  • Estátua de Sofia
  • Ruínas da Praça Larga
  • Mosteiro Banya Bashi
  • Sinagoga de Sofia
  • Museu de Sofia
  • Fontes de água minerais
  • Conselho dos Ministros
  • Antiga Sede do Partido Comunista
  • Presidência
  • Jardins da cidade
  • Teatro Nacional Ivan Vazov
  • Galeria Nacional
  • Basílica de Santa Sofia

Não há dúvidas que Sófia (assim como o Leste Europeu de maneira geral) possui uma história muito rica e com muitos acontecimentos em sua localidade que foram importantes na História Mundial.

A verdade é que eu sou curioso com esta questão da História Mundial. Saber que por onde você andou, batalhas, reuniões, decisões e construções foram realizadas, é de fato interessante. Mas você só fica por dentro dos detalhes quando se está com alguém que conhece toda a História do local. E isso, infelizmente, não acontece quando se dá preferência por explorar uma cidade por conta própria.

E de fato, nós muitas vezes nem nos damos conta o quanto de informação estamos perdendo, ou melhor, deixando de agregar àquela viagem, por conta disso. Claro, se você nunca teve a informação, não há como saber.

Porque eu contei isso?

Pois justamente ao chegar aonde nós planejamos terminar nosso Tour pela cidade, na Igreja de Sveta Nedelya, algo diferente e engraçado aconteceu...

CONHECENDO TUDO DE NOVO, UMA OUTRA SÓFIA...

Estávamos na praça onde fica o Palácio da Justiça, onde pensávamos que seria o fim do nosso dia, quando passamos literalmente “no meio” de um grupo de pessoas, que estavam caminhando na mesma direção que a Lore e eu. Ao perceber de que se tratava de um grupo de Tour, logo procuramos sair do meio deles, ora pra esquerda, ora pra direita, mas simplesmente não conseguíamos, eles se moviam na mesma direção que nós, quando começamos a rir daquela situação toda...

Vendo que estávamos “perdidos dentro da roda”, o Guia do Grupo, Martin nos convidou a continuar com o grupo, pois o Tour iria começar naquele momento, e tendo como partida, exatamente o local onde nós iríamos terminar o nosso “tour”. Como ele nos disse que o Tour completo era gratuito e levaria cerca de 2 horas e meia, decidimos fazer o tour...

Site do Free Sofia Tour: https://freesofiatour.com/ 

VALEU A PENA

E como valeu! Voltamos em todos os pontos que havíamos visitados horas antes, somados a outros que não tínhamos feito. Mas dessa vez com uma grande diferença: Descobrimos a história por trás de cada local, cada detalhe, curiosidade e particularidades de Sófia, que não merecia ser deixada de lado. Aprendemos um pouquinho mais da História Mundial, fatos históricos ocorridos, etc. Descobrimos uma outra Sófia.

Igreja Russa - Sofia, Bulgária

Bandeiras da União Européia e da Bulgária

Igreja de São George - Sofia, Bulgária

O Sófia Guide Tour é gratuito, você ao final decide se e quanto doa de forma livre ao guia, que também não ganha um salário pra ser guia, simplesmente o faz por gostar da atividade e aquilo que a envolve. O simpático Martin fez toda diferença e tornou o Tour bem agradável e engraçado. Ao final, deu todas as dicas dos melhores locais para comer, visitar, etc.

Após o tour, fomos no restaurante Izbata Tavern para terminar nosso dia com um bom prato local. O local é bem interessante, funciona como uma taverna subterrânea (geek feelings). Provamos os pratos típicos (esquecemos de tirar  fotos e só lembramos na hora da sobremesa) e aprovamos o local. Fica a Dica!

Izbata Tavern - Cheesecake

 Izbata Tavern - Temperos


Deixe um comentário